sábado, 22 de março de 2014

Histórias de amizade

Meu pé de Laranja Lima, que laconicamente resumo como uma história de amizade. O protagonista, Zézé que funciona como o narrador indirecto da história, é o filho endiabrado de uma família pobre onde sofre maltratos devido ao alcoolismo do pai, assim como constantes castigos por causa do seu mau génio e comportamento.

Zézé começa por travar amizade com uma árvore (o pé de laranja lima) que lhe permite dar largas à sua imaginação e depois, ao conhecer um velho português, Portuga, irá formar com este uma amizade que o irá ajudar a lidar com as dificuldades do seu dia-dia.

Esta história de amizade relembra o filme de Bruno Ganz, A Eternidade e um dia, onde uma amizade semelhante de se forma entre duas pessoas em fases opostas da vida, ainda que em circunstâncias diferentes mas que carrega, igualmente, uma mensagem de humanismo que é difícil de ignorar. Tanto num filme como noutro, a amizade é o tema central, sendo de destacar que ambos têm origens completamente distintas, Meu pé de Laranja Lima é brasileiro, A Eternidade e um dia é grego, mas não deixam de ser filmes que partilham uma mesma mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário