domingo, 17 de abril de 2016

Emoções e Nostalgia- The Incident Porcupine Tree

The Incident é um álbum duplo, composto na primeira metade por um tema conceptual que se divide
por várias músicas distintas que partilham motivos e riffs semelhantes. Nesta primeira parte o tema principal são incidentes, todos diferentes cada um contado de uma perspectiva diferente. Alguns temas não passam dos dois minutos e o mais longo ultrapassa os onze, dividindo ao
meio este conceito que explora diversas emoções que vão desde a euforia à tristeza quase depressiva das personagens encarnadas, as quais nem sempre têm voz pois existem instrumentais, sendo de destacar Occam's Razor que abre o disco como que se de um alarme se tratasse.

A segunda parte, na prática um EP de quatro temas que não se enquadram no conceito da primeira parte, começa suavemente ao contrário daquela, com Flicker e acaba com o violento (tanto emocional como musical) Remember me lover, que é tudo aquilo que uma canção de amor não é, mas que para mim é ponto alto do álbum como um todo, a par de Time Flies, o tema mais longo da primeira parte (e que cuja letra invoca imagens vividas mesmo que o ouvinte nunca as tenha experenciado).

Este disco já é de 2009, mas vale a pena revisitar, cada tema é uma peça de puzzle que se estende por mais de uma hora e que recompensa o ouvinte por todas as emoções que invoca. Num aparte de quem gosta de comprar discos em vez de músicas em formato digital, o próprio artwork reflecte bem o conceito explorado nos temas e enriquece o álbum como um todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário